Economia criou 128 mil empregos desde Março após destruir 460 mil em sete trimestres
05 Fevereiro 2014, 15:07 por Nuno Carregueiro
Há três trimestres consecutivos que a economia portuguesa está a criar emprego, o que ajudou a taxa de desemprego a recuar 2,3 pontos percentuais entre Abril e Dezembro do ano passado.
Depois de sete trimestres quase consecutivos a destruir emprego, a economia portuguesa está a dar sinais mais sustentados de recuperação do mercado de trabalho.
Nos últimos três trimestres a população empregada tem vindo sempre a aumentar.
Entre Março de 2013 e o último mês do ano passado, foram criados 128 mil novos empregos.
Apesar da recuperação, o número de empregos criados está muito longe de anular os que foram destruídos durante a crise.
Entre Junho de 2011 e Março de 2013 a economia portuguesa perdeu 460 mil empregos, sendo que, neste período, apenas no segundo trimestre de 2012 a variação não foi negativa.
Assim, os empregos criados nos últimos três trimestres anularam apenas 28% dos que foram perdidos nos sete trimestres anteriores.
A criação de novos postos de trabalho é um dos factores que justifica a descida da taxa de desemprego. Esta caiu pelo terceiro trimestre consecutivo, atingindo 15,3% nos últimos três meses do ano passado. Desde Março acumulou uma queda de 2,4 pontos percentuais, face ao recorde de 17,7% do terceiro trimestre. Nos sete trimestres anteriores avançou 4,8 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.